Marketing para paróquia – Comunicação religiosa

5 (100%) 1 voto

Marketing para paróquia. Certamente todas as pessoas do mundo sequer imaginam que as grandes paróquias utilizam de estratégias de marketing para conseguir atrair mais pessoas para a palavra de Deus. Normalmente o principal foco dos líderes das paróquias são apenas com seus membros, suas ovelhas,missas e outros eventos, por isso muitas vezes acaba não sobrando muito tempo para se preocupar em elaborar uma estratégia ou um plano de ação para ajudar no crescimento da paróquia.

Devido à isso que os Padres dispõem dos seus ajudantes, pois todas as paróquias realizam o seu trabalho porque amam a Deus em primeiro lugar e depois amam as pessoas, seus próximos, dessa forma acaba não sobrando tempo para pensar em planos estratégicos para atrair mais pessoas e nem utilizar planilhas para fazer essa gestão.

O amor do ministério da paróquia com as pessoas é realmente muito lindo, e é um dos motivos que os fazem se mexer e se esforçar, sempre buscando cada vez mais a presença de Deus, para que pela infinita misericórdia do nosso Senhor eles possam ajudar diversas pessoas.

Marketing para paróquia

É muito bom e alegre para a igreja e principalmente para seus líderes quando vem uma pessoa que não era cristã e aceita a vida com Jesus, ou até mesmo aqueles irmãos que estavam afastados mas pela infinita graça retornaram para os braços do Pai.

Porém os líderes da paróquia acabam fazendo um grande desserviço para sua comunidade quando não planejam uma estratégia de Marketing para paróquia adequada para atrair mais pessoas, muitos padres acabam ignorando as estratégias por diversos motivos, muitas tarefas, afazeres, compromissos, outros até mesmo podem até negligenciar intencionalmente, mas independente do motivo, certamente isso é um fator que irá impedir que uma paróquia cresça.

Diversas pesquisas foram realizadas para verificar qual a real diferença entre as grandes paróquias e as menos visitadas, o principal fator que as diferenciou foi a estratégia, ela é extremamente importante e igualmente ignorada por muitas congregações. As paróquias devem planejam um futuro e se preparar para conseguir alcançar uma grande quantidade de membros, em maior parte destas que realmente traçam um plano de ação adequado, o crescimento de sua paróquia realmente acontece de uma forma eficiente e eficaz.

Estratégia na paróquia

Existe um instituto americano que realiza diversas pesquisas, o LifeWay Research, que todo ano se associa à revista Outreach e faz um levantamento de dados de todas as igrejas e paróquias que estão em funcionamento no país. Essa pesquisa divide as paróquias em duas condições, as que crescem mais rápido e as paróquias que são as maiores. Todos os anos que essa pesquisa é divulgada acaba se tornando um grande motivo para conversas entre as pessoas do Estados Unidos.

Um dos principais fatos dessa pesquisa é que não basta a paróquia ser grande que irá atrair muitas pessoas, isso pode ajudar, mas não é essencial, o que as diferenciam são as que realmente se importam com as pessoas e montam um plano de Marketing para paróquia para divulgar sua paróquia e a palavra de nosso Senhor Jesus.

O padre e suas comunicações públicas

Esse instituto de pesquisa também nos informa que todas as paróquias que pertencem à Deus são grandes, pois Deus faz coisas grandiosas desde sempre e para sempre. Devido à esta razão que essa avaliação é feita.

Porém de acordo com o passar dos anos desde que essa pesquisa foi iniciada, foi possível verificar diversas tendências que se tornaram semelhantes em diversas paróquias que estavam em crescimento por todo o país. Com base nesses dados foi possível verificar duas paróquias que estavam em grande crescimento em relação às outras, e o maior diferencial entre elas foi exatamente isso, estratégia de Marketing para paróquia.

Claro que não podemos afirmar que Deus não irá ajudar sua paróquia a crescer e que somente uma estratégia bem elaborada será capaz disso, é completamente mentira, mas não podemos negar o fato de que a própria palavra de Deus diz “esforça-te e eu te ajudarei”. Então não adianta também sua paróquia nunca procurar caminhos para crescer esperando que Deus faça tudo sozinho.

Foi confirmado que essas duas paróquias realmente tiveram um investimento de forma intencional para elaborar uma óptima estratégia de Marketing para paróquia para fazer com que mais pessoas visitassem sua congregação, investindo em tecnologias avançadas e divulgando sua paróquia por toda a internet, seja por meio do site da paróquia ou das redes sociais.

Uma pesquisa realizada este ano pelo mesmo instituto de pesquisa LifeWay Research, afirmou que apenas 32% dos padres realmente acreditavam que suas paróquias possuíam uma estratégia bem definida para tratar os membros, visitantes, tesouraria e demais setores da paróquia, com o intuito de fazê-la crescer. Porém a pior parte foi que mais da metade dos padres que foram pesquisados não tinham nenhum plano intencional para fazer com que sua paróquia crescesse, para discipular ou criar filiais, ou seja, zero planejamento de Marketing para paróquia para divulgar a palavra do Senhor.

Marketing religioso na Igreja

A estratégia da paróquia é realmente muito importante para o crescimento da mesma, e quando falamos de crescimento não falamos apenas de tamanho físico da casa do Senhor, mas sim crescimento financeiro na tesouraria, crescimento na quantidade de membros e visitantes, crescimento nas pessoas que irão comparecer às missas, crescimento na quantidade de congregações e muitas outras áreas em que a paróquia possa crescer cada vez mais e mais em Cristo.